CONTATOS

E-mail: esportecascavel@gmail.com
MSN: dokruger@hotmail.com
Twitter: www.twitter.com/esportelocal
Fone: 45 9949 1863

sábado, 4 de julho de 2009

OPINIÃO DO BLOGNAUTA

O blog agradece a paricipação de seus leitores que enviam notícias, informações e artigos para nosso e-mail.

Este espaço é dedicado também à opinião daqueles que nos acompanham, fazendo valer a liberdade de expressão. No artigo abaixo, nosso colega jornalista Luciano Neves expõe alguns argumentos que valem à pena serem ligos. Confira:

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar

Não importa se perdemos para o Corinthians e deixamos escapar o título da Copa do Brasil. Não sou supersticioso, mas acredito que coincidências acontecem. Concluí que é bom demais ser vice do Corinthians. O último grande título do Corinthians aconteceu em 2005, no Campeonato Brasileiro (depois de 2005, o Corinthians só ganhou paulista e 2ª Divisão, até então).

No Campeonato Brasileiro de 2005, o Internacional foi vice-campeão (aliás, título vergonhosamente injusto em função de uma série de acontecimentos que favoreceram o campeão daquele campeonato). Não sou supersticioso, mas acredito que coincidências acontecem. Há um ditado popular que diz: “Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”. Não sou supersticioso e nem corintiano, mas se eu fosse, ficaria preocupado. Vai que um raio caia duas vezes no mesmo lugar! Depois que venceu em 2005, o Corinthians amargou o rebaixamento para a segundona (há quem acredite que esta é uma grande conquista e comemore o título da segunda divisão, até mais de uma vez, mas a grandeza de um clube de futebol se estabelece pela sua permanência entre a elite, entre os grandes clubes do país).

E se um raio, por coincidência, possa cair duas vezes no mesmo lugar, sorriem colorados! 2009 é o ano do centenário do colorado. Estamos na metade do ano, disputamos dois títulos, vencemos um e somos 2º colocado em outro. A equipe é forte, uma das melhores do país – nunca disputou a segundona – e vai brigar por títulos em 2009, mas se as coincidências acontecerem... Sorriem colorados! 2010 será tão maravilhoso ou melhor que 2006. A primeira coincidência é que 2006 e 2010 são anos de Copa do Mundo. A melhor das coincidências é que depois de ser vice do último grande título do Corinthians, em 2005, o Inter levantou as mais importantes taças de sua história.

Ainda lembro que, enquanto o Corinthians sucumbia perante o River Plate, nas oitavas de final da Libertadores daquele ano (título tão sonhado pelos corintianos), o Inter se classificava com folga na primeira fase, passava pelo Nacional do Uruguai nas oitavas ainda invicto, sofria sua única derrota naquela competição para a LDU, na altitude do Equador (equipe fortíssima que viria conquistar uma libertadores dois anos depois) eliminaria o Libertad, do Paraguai, nas semi-finais (na ocasião, o Guerreiro Guinazu vestia a camisa da equipe paraguaia, então imaginem como era a marcação deste time...) e derrotaria o São Paulo na decisão, com vitória no Morumbi eu um empate no Beira-Rio. Depois disso, superou os obstáculos mais difíceis de sua história. No final de 2006, nos gramados japoneses, passou pelo ousado Al-Alhy e fez sucumbir o estrelado Barcelona.

Bom, se tem alguém que comemore títulos de segundona, então porque não enaltecer estes triunfos colorados. Sorriem colorados, pois a sua paixão é dedicada a um clube que exibe a sua grandeza com determinação, raça e resultados. Não é necessário criar uma pseudo-realidade de dizer que o time é “imortal”. Mesmo porque, como consta na mitologia grega, a imortalidade é uma virtude restrita aos deuses, da mesma forma que a perfeição. Futebol é feito por homens e homens são mortais e imperfeitos. A perfeição também é apenas para os deuses, isto é, perfeição e mortalidade são virtudes tênues. Se existisse mesmo um time “imortal”, seria também perfeito, logo, conquistaria todos os títulos possíveis e exibiria suas conquistas de uma forma muito mais honrosa do que é denominado “Batalha dos Aflitos”.

Concluo dizendo novamente: sorriem Colorados! Sintam orgulho deste clube que não tem as virtudes dos deuses, mas a sua grandeza e a paixão de suas torcidas são dignas de uma divindade.

Luciano Neves - Jornalista

Nenhum comentário: