CONTATOS

E-mail: esportecascavel@gmail.com
MSN: dokruger@hotmail.com
Twitter: www.twitter.com/esportelocal
Fone: 45 9949 1863

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

JUDÔ



Projeto Geração Olímpica será ampliado

Criado em Toledo 2006 em Toledo, o Projeto Social Geração Olímpica de Judô deverá ser ampliado ainda em 2010 e poderá ganhar proporções nacionais. A previsão é do técnico e idealizador do projeto, Ricardo Batista dos Santos na parceria com Associação Ricardo Santos/Secretaria de Esportes e Lazer/Prefeitura de Toledo.

Atualmente, o GO é desenvolvido apenas no Polo do Caic, no Jardim Boa Esperança e atende a quase 200 crianças de 5 a 12 anos de idade, oriundas do próprio bairro, que se reúnem em contra-turno escolar nas terças e quintas-feiras, com outros alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A meta prevista para os próximos meses é ampliar o local de treinamentos de iniciação, criar novos horários e atender a mais crianças dos bairros arredores, buscando também parcerias com a iniciativa privada para a aquisição de quimonos, visto que boa parte dos atendidos ainda não possui a roupa característica para essa prática.

“Nossa diretoria está dando um suporte nessa busca de parceiros e está encontrando respaldo da iniciativa privada devido aos resultados já apresentados pelo projeto”, frisou o técnico.

Quando fala em resultados, Santos se refere a algumas revelações que GO já apresentou para o Estado como Guilherme da Rocha (campeão dos Jogos da Juventude), Keila Trazíbio (campeão Jogos da Juventude, 5º lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil), Luana Gabriele (3º lugar Campeonato Estadual Pré-Juvenil), Ana Laura Spindola (vice-campeã Estadual 2010), Brenda Garcia (campeã Estadual Mirim 2010), dentre outros que começam a despontar.

A idéia com essa ampliação é alcançar patamares mais elevados para o judô local sem ultrapassar algumas etapas – “Primeiro tiramos do projeto e passamos ao rendimento e posteriormente para as seleções do município. Depois pensamos no Estado e por último, o foco passa a ser as Seleções Nacionais l”, acredita.

Em pouco mais de quatro anos do GO, Ricardo Santos tem uma distinção curta, mas bem objetiva sobre o projeto – “O maior retorno foi oportunizar as crianças a arte de conhecer o judô, suas regras e ensinamentos e principalmente possibilitar algo tão simples a elas – o sonho – já que muitas delas precisam apenas de um incentivo para ser algo na vida”, garante o técnico com propriedade, pois, também veio de projeto social e além de atleta de ponta, já foi técnico Seleções Brasileiras no Campeonato Pan-americano e Sul-americano, na Venezuela, em 2001 e Costa Rica em 2005 e acumulou de 2005 a 2007, o cargo de técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica e por quase 10 vezes foi técnico das Seleções do Paraná, em competições nacionais.

Nenhum comentário: